sexta-feira, 17 de julho de 2009

Juiz Sem Noção, #1

Iniciando a série Juiz Sem Noção, temos logo um exemplo magnífico. É importante perceber que não é fácil afastar a racionalidade e bom senso a esse ponto, por isso recomendo que esses juízes sejam sempre lembrados por essas façanhas.

Começo com a história do Juiz substituto José Wagner Pedrosa, da comarca de Mâncio Lima, uma cidadezinha no interior do Acre. Durante vinte dias, ele fez vigorar uma portaria que determinava, em um único parágrafo, a proibição de trajes inadequados para se frequentar o fórum do município. No index do juiz, estavam bermudas, shorts, calções, camisetas regatas, minissaias, miniblusas e trajes semelhantes.

Claro, a portaria polêmica fez com que a opinião pública, alguns colegas e o Ministério Público Estadual levassem o juiz a revogar seu parágrafo em menos de um mês. Em entrevista ao Blog da Amazônia, o juiz declarou que "As pessoas passaram a comparecer bem vestidas ao fórum depois da portaria. Aliás, eu até pedi para que não fosse feita a divulgação da revogação para que elas continuassem vindo bem vestidas."

Atos secretos estão bem na moda esses dias, hein?
Selecionei o que considero os melhores trechos da entrevista:

Blog da Amazônia: O senhor sempre comparece ao fórum de terno e gravata?
Sr. José Wagner Pedrosa: Sim, sempre. Faço questão. Mas a portaria não exigia que ninguém viesse de terno e gravata, de calça nova. A calça podia estar rasgada. Se a única calça que a pessoa possuía estava rasgada, ela podia vir. O que eu queria é que elas, quando entrassem aqui no fórum, mostrassem respeito. Uma mulher, por exemplo, que não tem uma saia longa deve repensar os seus conceitos. Elas compareciam com certas roupas que poderiam dar ensejo ao cometimento de um crime aqui dentro das dependências do fórum.

Blog da Amazônia: Se a portaria era tão positiva porque o senhor revogou?
Sr. José Wagner Pedrosa: Isso causou muita repercussão entre as pessoas instruídas, que têm meios de chegar à Corregedoria do Tribunal de Justiça. E isso causou uma polêmica tão grande que eu decidi não polemizar. Se a República brasileira dependia de uma portaria que buscava regulamentar o uso das roupas, salvei a República revogando a portaria.

A entrevista é toda muito pertinente a essa seção, e pode ser conferida na íntegra aqui.

Sr. José Wagner Pedrosa, mais uma figura lendária!

0 comentários: